História da imprensa brasileira, fundamentos de jornalismo, fake news – esses foram apenas alguns dos temas discutidos nas duas primeiras aulas teóricas do curso Profissão Repórter 60+. A jornalista Renata Costa, doutora em ciências da comunicação, foi a responsável por apresentar os temas.

A primeira aula trouxe um panorama mais geral, com tópicos como a história da imprensa no Brasil, conceitos de jornalismo, a construção da notícia  e ética no jornalismo. Na segunda aula foram discutidos os conceitos de pauta, entrevista e a edição de texto – lead e hierarquia de informação, com exemplos de textos jornalísticos. Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender sobre fotojornalismo e como contar uma história através de imagens.

Na última aula os alunos também puderam explorar mais as editorias do site do Profissão Repórter 60+ como forma de se preparar para as atividades práticas da segunda metade do curso.

O Profissão Repórter 60+ é uma iniciativa da Associação Centros Etievan, em parceria com a Dínamo Editora, e apoio do Conselho Estadual do Idoso e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.