Por Amelia Hatanaka

Foi recebido, hoje, no curso Profissão Repórter 60+, o físico Ricardo Lima, carismático e com um intelecto único. Com 60 anos de idade e em plena atividade, Lima é consultor na área de energia elétrica. Anteriormente, ocupou cargos importantes nessa área. É viúvo e tem três filhos. Nascido na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, foi criado pela avó materna na fazenda da família. Aprendeu com ela a manter tradições que tenta passar para as pessoas dentro do seu âmbito profissional. Tem como hobby a arte de cozinhar.

Com grande clareza, ofereceu uma palestra com bastante riqueza sobre trabalho e ofício. O trabalho, de acordo com ele, é uma definição genérica de uma atividade. O ofício, por sua vez, é a maneira como encaramos a atividade e que ajuda no nosso próprio desenvolvimento.

Para Ricardo Lima, tradição e transmissão são os papéis principais na vida de cada pessoa. “Cada pessoa deve transmitir o que aprendeu. Ensinar aquilo que tem dentro de si é uma forma de revolucionar o mundo”, afirmou.