Por Ana Luna 

Espetacular a química entre o engenheiro civil Juan Ramon Navarro e sua esposa, a psicóloga Marion Laurent de Navarro, ambos educadores. Ela, nascida na França, e ele, na Venezuela, o casal traz para a atividade que realiza com crianças e jovens nos Centros Etievan toda a experiência das culturas dos inúmeros países onde viveram. Com o Modelo Educativo Etievan como base, projeto educacional que está em cinco países, Juan e Marion esbanjaram conhecimento e respeito às tradições familiares na palestra que deram durante o curso Profissão Repórter 60+. 

Para os palestrantes, agora é a vez de dar voz aos avós. Passar conhecimento faz a força do conjunto familiar e ninguém mais perfeito para isso do que os avós. Os valores inerentes a cada cultura são a tradição daquele povo, conforme eles explicam, porém há valores comuns à todos, exemplo, o trabalho.  

Não ter tempo para passar aos filhos a educação recebida não é desculpa. Sentar, ouvir, realizar atividades juntos é necessário e salutar. Fazer algo com a criança completa a família.

Os índios norte-americanos e os povos africanos, eles exemplificam, reverenciam os anciões. Explicam o significado da palavra: ancião, em latim, significa “o que vem antes”.

Por isso, o casal foi enfático ao fim da palestra – “Ouçam seus avós!”.