Foi lançado, no dia 29 de maio, quarta-feira, o livro Focas Experientes: Histórias de Vida e Jornalismo no Profissão Repórter 60+, que trará a produção jornalística dos mais de 100 repórteres 60+ formados pelo projeto Profissão Repórter 60+.

Além das matérias produzidas durante o curso, o livro, com cerca de 200 páginas, traz também o perfil de alguns alunos, cujas histórias representam a nova face da longevidade no Brasil: idosos ativos, que continuam se reinventando, encarando desafios e cheios de projetos.

O lançamento do livro marcou o encerramento do Profissão Repórter 60+, que teve início em junho de 2018, com recursos do Fundo Estadual do Idoso. A proposta do projeto, uma parceria entre a Associação Centros Etievan e da Dínamo Editora, era dar voz a essa crescente parcela da população através do ensino de jornalismo e tecnologia, de modo a incentivar o empoderamento e o protagonismo.

Foram formadas três turmas ao todo e muitos alunos seguiram para criar seus próprios canais de comunicação: Youtube, blog, páginas no Facebook. Outros finalmente realizaram um sonho de juventude, experimentando o ofício de repórter nos três meses de curso. Outros encontraram ainda uma nova vocação, decidindo cursar a graduação em jornalismo, sem medo de se reinventar.

“Mas talvez o maior mérito do projeto tenha sido proporcionar a essas pessoas um espaço de aprendizado e experimentação, de resgate de autoestima e descoberta de potencialidades”, diz Lilian Liang, idealizadora do projeto e diretora de redação da Dínamo Editora. “Foi uma altamente experiência transformadora para todos os envolvidos.”

O curso foi possibilitado graças ao apoio do Conselho Estadual do Idoso e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Confira as fotos do evento: