Terceira turma

Abrão Jacó Goldfeder

Abrão Jacó Goldfeder

72 anos

Administrador de empresas. Trabalhou em companhias como Aeromecânica Darma, Bardella Borriello Telefunken do Brasil, Arno S.A. e na Cesp – Companhia Energética de São Paulo, na qual ficou por 27 anos e se aposentou. Atualmente preside o Instituto Adecon, entidade fundada há 43 anos por administradores, economistas e contadores da Cesp, cujos principais objetivos são acompanhar o plano de previdência e de saúde dos ex-funcionários da empresa e estimular o envelhecimento saudável e ativo dos seus associados e familiares.

Ana Lúcia Lanzone

Ana Lúcia Lanzone

66 anos

Casada, uma filha. Secretária executiva, aposentada. Trabalhou durante 28 anos em diversas empresas multinacionais (MWM, Pravaz-Recordati, Hospital Albert Einstein, Sandvik, Sanofi Aventis). Morou e trabalhou em Bristol, na Inglaterra, durante 5 anos. Ama a natureza, viajar e encontrar amigos.

Ana Luna

Ana Luna

67 anos

Graduada em Letras. É divorciada, tem dois filhos e uma neta. Cantora, é membro dos grupos musicais Menospausa e UVAPASSA, que cantam a beleza de envelhecer com humor e otimismo. Escreve crônicas para o jornal “A Gazeta”, da cidade pernambucana de Bom Conselho, de onde vêm seus pais. Atua também como modelo sênior, com participações em diversas campanhas publicitárias. Tem um canal no YouTube: #analunacabelobranco e uma fanpage no Facebook: @analunacabelobranco, voltada à aceitação de uma velhice sadia e com otimismo. Também é palestrante, abordando o tema “Envelhecer não dói”.

Anete Zimerman de Faingold

Anete Zimerman de Faingold

61 anos

Casada, tem dois filhos que moram na Austrália. Tem graduação em engenharia da computação e artes plásticas, além de MBA em marketing e mestrado em administração. Estudou e trabalhou em Israel e no Brasil na área de tecnologia. Fluente em inglês, espanhol e hebraico.

Antonio Clemente

Antonio Clemente

71 anos

Casado, tem dois filhos e seis netos. Formado em matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes e diversas especializações em administração de empresas e sistemas de informação. Atuou como professor de matemática na rede pública e privada. Foi gerente de operações na transportadora Atlas Ltda e diretor/sócio da Pamcary Corretagens de Seguros. Foi também proprietário da empresa Techis Sistemas e Consultoria Ltda, vendida em fevereiro de 2019.

Aparecida Tammaro

Aparecida Tammaro

64 anos

Graduada em administração de empresas pela Faculdade São Judas. Foi proprietária de loja de esportes e trabalhou como representante comercial. Tem três filhos. Aposentada atualmente, querendo aprender e conhecer novos horizontes.

Carlos Roberto Paes

Carlos Roberto Paes

63 anos

Define seu estado civil como “compromissado muito feliz”. Tem diversas formações acadêmicas, entre as quais se incluem direito, filosofia, pedagogia, geografia e economia. Tem pós-graduação em direito processual civil e direito empresarial e cursa atualmente pós-graduação em direito do consumidor. É professor em escolas particulares.

Claudio Viggiani

Claudio Viggiani

66 anos

Casado e pai de duas filhas. Farmacêutico bioquímico pela Universidade de São Paulo, passou boa parte de sua carreira na direção de empresas de perfumaria e aromas. Tem uma forte atuação no setor social, em que se destacam sua participação como diretor e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Fragrâncias, Aromas e Afins; como diretor da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); e como fundador e presidente da ONG Widar  – Empreendimentos para o Fluir Saudável do Dinheiro, pioneira no Brasil com atividade de microcrédito social. Hoje é diretor de responsabilidade social da ABIHPEC e presidente do Instituto ABIHPEC.

Eba Fabra

Eba Fabra

62 anos

Casada, tem três filhos. Cursou psicologia e administração de empresas. Trabalhou por vários anos em multinacional no departamento de compras e depois em vendas. Há 17 anos trabalha com gastronomia, produzindo eventos com todo tipo de cozinha. Ama estar com a família e os amigos e adora viajar.

Eliane Teixeira

Eliane Teixeira

63 anos

Graduada em nutrição, atua com auditoria de sistemas da qualidade em cestas de alimentos.

Eliezer Azevedo

Eliezer Azevedo

60 anos

Formado em ciências sociais e humanas. Produtor, repórter 60+, repórter fotográfico, webdesigner, empreendedor nato e turista sênior. Aprendiz do que fizer gente feliz.

Fernando Lummertz

Fernando Lummertz

65 anos

Administrador com MBA Marketing, professor, jornalista e autor de vários livros e publicações sobre feiras de negócios.

Gloria Cavalini

Gloria Cavalini

73 anos

Casada. Tem formação
em economia, contabilidade
e nutrição.

João Alberto Jorge Neto

João Alberto Jorge Neto

63 anos

Formado em administração de empresas,  trabalhou por mais de 35 anos com informática. Com início da formação profissional na Prodesp, atuou em empresas como Riachuelo, Banco Sudameris, Nec do Brasil, Telefônica e Accenture, iniciando como operador e posteriormente como programador em linguagem Cobol e analista de sistemas.

Viúvo e com outra companheira, aposentado, encontra satisfação em diversas atividades, como correr  provas de rua, fazer artesanato, trabalhos com madeira, mosaico e iniciar um estudo sobre vitro fusion, além de uma vida atribulada como avô. Atualmente mora na Serra da Cantareira, para onde volta correndo cada vez que precisa vir a São Paulo. Adora viajar.

Lucia Fialho Cronemberger

Lucia Fialho Cronemberger

65 anos

Mediadora, coach no divórcio colaborativo, socióloga e assistente social. Aposentada como assistente social na área da saúde. Hoje atua de maneira autônoma como mediadora e coach no divórcio colaborativo. Integra o quadro de mediadores da Câmara de Mediação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Também é membro do Fórum Nacional de Mediação. É cofundadora e co-coordenadora do Saber em Ação – Espaço de Desenvolvimento Pessoal e Mediação de Conflitos.

Manoel Carlos Conti

Manoel Carlos Conti

62 anos

Formado em artes pela Escola Panamericana de Artes. Foi professor ouvinte por dois anos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participou do Núcleo de Estudos de História em Quadrinhos na USP, juntamente com o professor Álvaro Moya. Posteriormente, por escrever colunas de artes e diagramar jornais conseguiu seu registro em jornalismo. Atualmente atua com ilustração de livros, revistas, jornais e trabalhos para agências de propaganda, além de continuar diagramando jornais de várias cidades.

Marcelo Thalenberg

Marcelo Thalenberg

66 anos

Paulistano, curioso profissional, empreendedor. É autor dos livros Socorro, roubaram meu tempo! e Managing your Business with Outlook For Dummies. Escreve artigos sobre tecnologia e suas aplicações.

Marcos Cardoso Olmos

Marcos Cardoso Olmos

65 anos

Viúvo, tem quatro filhos. Graduado em psicologia, trabalhou com crianças com problemas motores. Posteriormente passou a se dedicar ao comércio, tendo atuado nos segmentos de móveis, automóveis, agência de empregos, entre outros.

Maria Alice Danesacz

Maria Alice Danesacz

67 anos

Tem formação como técnica cabeleireira pela Escola William de Cabeleireiros e secretária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Autônoma, hoje trabalha com eventos e figuração para cinema, novelas e comerciais. Já participou de inúmeros cursos livres e oficinas de teatro ao longo da vida. Gosta de conhecer pessoas e comunidades, participando de grupos da terceira idade, como o Amigos do SESC Pinheiros.

Tem 4 filhos e 3 netos. Dedica-se em primeiro lugar à família e procura manter-se sempre bem humorada para enfrentar os desafios apresentados pela vida. Espiritualista, acredita na vida após a morte.

Maria Aparecida Castilho

Maria Aparecida Castilho

64 anos

É barista há 14 anos. Tem 2 DVDs produzidos pelo Centro de Produções Técnicas de Viçosa): “Treinamento básico em Barista” e “Como montar e operar uma cafeteria”. Atua como jurada em diversos campeonatos e desafios com baristas. É certificada  SCAE (cafés especiais da Europa) por Alf Kramer. Atuou como professora do Palácio do Café (ES), da HOTEC e FUNDIPAN. Já trabalhou junto a empresas como Rei do Mate , Café do Centro,  Café Moinho, Café Cinema Morumbi e Baggio Café Exportação.

Maria Aparecida Ribeiro Costa

Maria Aparecida Ribeiro Costa

65 anos

Tem graduação em serviço social, com especialização em reabilitação psicossocial. Atua também com educação popular, participação popular e terapia comunitária.

Maria do Carmo Cunha

Maria do Carmo Cunha

67 anos

Socióloga com pós-graduação em Recursos Humanos (FECAP). Atuou como gestora na área de RH e departamento pessoal em hospitais e empresas de prestação de serviços. Aposentada, preparada para aprender, enfrentar novos desafios e superar os próprios limites. Empreendedora de Internet marketing, gosta de viajar, teatro, conhecer e interagir com pessoas.

Marileise da Cruz

Marileise da Cruz

64 anos

Graduada em letras e contabilidade, trabalhou como empresária no ramo industrial por mais de 30 anos. Hoje é aposentada e atua como síndica profissional. É divorciada, tem 3 filhos e 3 netas. Adora viajar, curtir a natureza e assistir bons filmes. Está sempre em busca de reciclagem e novos conhecimentos.

Marisa da Camara

Marisa da Camara

63 anos

Formada em administração de empresas, com especializações pela FGV. Atuou como auditora interna na Unilever. Ocupou cargos de diretora financeira e administrativa em diversas empresas de pesquisa de mercado e aposentou-se como diretora executiva da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Hoje atua como corretora imobiliária, como forma de se aproximar de suas grandes paixões: arquitetura, design de interiores e realização de sonhos de terceiros.

Mãe de duas filhas e avó de quatro netos, é apaixonada pela vida, por pessoas, viagens e recomeços.

Marli Vasserman

Marli Vasserman

60 anos

Formada em relações públicas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 1980. Atuou durante vários anos em agências de assessoria de imprensa, com foco na organização de eventos. Na área comercial, foi proprietária do buffet infantil Lápis de Cor e da delicatessen Carmel Food Shop, especializada em comida judaica. Também foi sócia da Malharia Marzitex.

Desenvolveu trabalhos voluntários no Hospital Israelita Albert Einstein e nos seguintes eventos esportivos realizados no Brasil: Jogos Pan Americanos (2007), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo Fifa (2014) e Jogos Olímpicos (2016).

Atualmente trabalha como corretora de imóveis na Kauffmann Imobiliária. Tem inglês fluente, francês e hebraico avançados e conhecimentos básicos de informática.

Martha Kastrup

Martha Kastrup

69 anos

Pedagoga e pós-graduada em filosofia da educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou em escolas como coordenadora pedagógica e educacional. Desde 2006 é sócia-proprietária do Núcleo de Aprendizagem e Ensino. Participa do Grupo Trabalho 60+ e, hoje, estuda o envelhecimento.

Nuria Torrents

Nuria Torrents

62 anos

Mãe de dois filhos homens. Artista plástica, escultora e psicóloga junguiana. Aposentada como advogada, atuou como conciliadora judicial em segunda instância por 10 anos. Hoje divide seu tempo profissional entre arte e clínica psicológica. Inquieta, curiosa e intuitiva, está em constante reinvenção e em busca de novos conhecimentos. Tem muito interesse nas artes manuais e em suas práticas como arteterapia e conexão com nossas raízes e o sagrado. Dessas artes faz de tudo um pouco e hoje seu olhar está mais voltado à escultura em argila, às rendas, aos bordados e ao tricô rendado. Apaixonada por teatro, cinema e viagens, às quais se dedica com afinco.

Renate Land

Renate Land

60 anos

Atua como líder de projetos em Governança e Gestão da Informação e como docente em pós-graduação.

É bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP, com MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM e especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV. É mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Rosemary Cezar Sodré

Rosemary Cezar Sodré

63 anos

Formação em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), em 2005, tendo cursado por dois anos Letras (Inglês), nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).  Trabalhou durante 40 anos em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, atuando nos últimos anos na área de assuntos regulatórios, mais especificamente com importação e exportação de medicamentos sob controle especial da Agência Nacional de Medicamentos (ANVISA). Atualmente aposentada e em busca de novas experiências e adquirir conhecimento em outras áreas.

Sandra Tardelli Canedo

Sandra Tardelli Canedo

62 anos

Estatística de formação, atuou por 33 anos em empresas multinacionais de pesquisa de mercado. Após este período, atuou por 2 anos junto a prestadores de serviços nos segmentos de decoração, saúde e beleza. Atualmente aposentada, frequenta cursos direcionados à terceira idade como parte da sua incessante busca pelo aprender. Apaixonada por animais, natureza, música, dança, artes manuais, desafios lógicos e feliz pelo sangue italiano que carrega, mas, sobretudo, imensamente agradecida pela oportunidade da vida e pela fascinante experiencia da maternidade.

Sandra Lisieri

Sandra Lisieri

68 anos

Casada por duas vezes – divorciada do primeiro marido, viúva do segundo. É mãe de dois filhos homens. Formada em pedagogia e publicidade, atuou como professora por 20 anos. Partiu depois para a área de gastronomia, dando aula de reeducação alimentar. Abriu posteriormente um restaurante, permanecendo no ramo da alimentação por muitos anos. Também gerenciou bistrôs, lojas de móveis infantis e um escritório de arquitetura e design de interiores.

Apaixonada por trabalhos manuais, aproveita para ajudar instituições sociais e caridades. Adora boas companhias, cinema e música regada a um bom vinho. Busca aprender cada dia o que a vida pode proporcionar.

Vera Lucia Parede

Vera Lucia Parede

68 anos

Trabalhou como empresária no ramo alimentício por mais de dez anos e superintendente de uma rede paulista de joalheria por vinte anos. Atualmente aposentada profissionalmente, presta serviço voluntário à AACD.

Vilma Barbosa dos Santos

Vilma Barbosa dos Santos

64 anos

Viúva, mãe de três filhos e avó de seis netos. Tem ensino médio completo. É espiritualista e ama viver. Tem procurado fazer coisas que proporcionem prazer, como dança, canta, passeios, bons papos, bons encontros e artesanato.

Segunda turma

Bernadete Siqueira

Bernadete Siqueira

64 anos

Profissional da área de recursos humanos, atuou em desenvolvimento e implantação de projetos corporativos, envolvendo estruturação da área de RH, recrutamento e seleção e desenvolvimento organizacional. Atualmente trabalha como consultora em RH, autônoma, em parceria com consultorias e startups, e como coach executivo e de carreira. Mãe de duas filhas. Apaixonada por teatro e cinema. Gosta de viajar e conhecer pessoas.

Célia Fevereiro Grisolia

Célia Fevereiro Grisolia

61 anos

Graduada em administração. Casada, mãe de uma filha. Trabalhou na Telesp durante 25 anos, onde se aposentou. Pratica atividade física e gosta de dançar.

Celso Luiz de Oliveira

Celso Luiz de Oliveira

64 anos

Formação em administração de empresas. Teve sua carreira profissional desenvolvida na área de consultoria e representação comercial. Aposentado, atua eventualmente na área comercial.

Cida Bertollo

Cida Bertollo

60 anos

Graduada em letras, pós-graduada em marketing e em gestão do terceiro setor. Atuou nas áreas do comércio, indústria e administração pública, com desenvolvimento de produtos e marcas, gestão de programas de projetos de incentivo à pesquisa científica e de educação técnica, e como professora da rede pública. Entusiasta das causas sociais, de sustentabilidade e proteção aos animais. Apaixonada por cinema, literatura, fotografia e pluralidades artísticas, culturais e espirituais, como formas de integralização das potencialidades do Ser, e, portanto, de contribuição para uma sociedade harmônica, pacífica e progressista.

Cleonice Brito

Cleonice Brito

69 anos

Secretária aposentada. Atua como executiva de contas na área editorial, com publicações técnicas no segmento de logística e tratamento de superfícies. Apreciadora de música, em especial clássica, cinema, artes em geral e um bom vinho. Faz parte da coordenação do Grupo CINEPAPO, cujo objetivo é integrar com inteligência e entusiasmo debates sobre o mundo da sétima arte.

Darcy Santana Silva

Darcy Santana Silva

73 anos

Artista plástica, autodidata, focada em figura humana e paisagens. Cursou apenas o primeiro ano de direito penal na UNIFIEO – Osasco e liturgia, arte e cultura (extensão universitária) na PUC-SP. Apaixonada por música, poesia, artes plásticas e cênicas, concluiu alguns cursos na Escola de Artes César Antônio Salvi de Osasco, tendo dirigido duas peças e atuado em outras. Seu objetivo é buscar e aprender a cada dia tudo de bom que a vida possa lhe proporcionar, amando o Divino e fazendo de todos os momentos ruins uma canção.

Diva P. Reis

Diva P. Reis

66 anos

Formada em arquitetura de interiores pela Escola Panamericana de Arte. Atuou na área de decoração por vários anos, incluindo produção de fotografia para a Revista Casa e Jardim. É sócia gerente de loja e atualmente aposentada.

Eduardo de Castro Abreu

Eduardo de Castro Abreu

61 anos

Engenheiro de produção pela Poli/USP, com pós -graduação na FGV, trabalhou durante a maior parte de sua carreira levando soluções de tecnologia da informação para empresas nacionais e multinacionais no Brasil, Chile e Argentina. Mais recentemente participou de iniciativa visando introduzir crianças e jovens no mundo da tecnologia, através de experiências do tipo “maker”, em projetos de imersão em tecnologia lúdica. Sua aproximação com os grupos 60+ tem como objetivo entender melhor as necessidades, anseios e demandas desse público, com a expectativa de encontrar novas formas de colaboração e aproveitamento de sua experiência profissional e pessoal.

Eduardo Luiz Mendes

Eduardo Luiz Mendes

60 anos

Formado em comunicação social com especialização em relações públicas e pós-graduado em desenvolvimento de sistemas de informação na área de tecnologia. Atuou como coordenador de treinamento de tecnologia, certificador de sistemas ERP e analista de processos. Atualmente atua como desenvolvedor de conteúdo para pequenas empresas, gestor de um Centro de Convivência para pacientes psiquiátricos e é aluno de um curso de LIBRAS.

Elisa Mirian Katz

Elisa Mirian Katz

66 anos

Formada em comunicação, pedagogia e psicopedagogia. Atuou como professora, coordenadora e gestora de programas de formação continuada de professores na rede municipal de ensino até a aposentadoria, há um ano. A nova fase de vida vem proporcionando mais proximidade nas relações familiares e a possibilidade de aplicar seu desejo de reinvenção na descoberta de novos espaços de interesse e de identificação de pessoas parceiras, para continuar criando e contribuindo socialmente.

Eni Maria de Oliveira

Eni Maria de Oliveira

62 anos

Formada em letras – Português/Inglês pela UNISO (Sorocaba-SP) e em comunicação – jornalismo pela PUC-SP. Trabalhou como repórter e redatora na assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Foi copydesk no jornal Folha da Tarde, atual Agora. Foi revisora, repórter e redatora na Editora Abril. Foi subeditora na Editora Globo. Atuou como crítica de cinema e música do Caderno “Mais Cruzeiro”, do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba. Ficou grávida aos 40 anos e fez uma pausa, trabalhando como freelancer. Encerrou sua carreira como jornalista no ano 2000, após sofrer acidente automobilístico.

Gerson P. Rebello

Gerson P. Rebello

64 anos

Formação superior em direito, com registro na OAB em 1980. Sócio-proprietário fundador das Empresas Unigets Seguros Ltda e Segpartners Brasil Seguros S/A, atuando como diretor administrativo-financeiro em ambas empresas.

Hidely do Nascimento

Hidely do Nascimento

68 anos

Psicóloga com pós-graduação em psicologia jurídica. Atuou como psicóloga na área de recursos humanos e como microempresária na área de encadernação e restauro de livros. Desenvolve trabalhos eventuais de perícia psicológica, atua no Conselho Municipal de Santos como conselheira e segunda secretária e participa como aluna-ouvinte em matérias de seu interesse na UNIFESP/Baixada Santista.

Isabel Regina Dias

Isabel Regina Dias

60 anos

Administradora que vivia numa cidade do interior até descobrir que seu marido, com quem era casada há 32 anos, tinha outros relacionamentos. Divorciou-se, mudou-se para São Paulo e começou uma jornada de autodescoberta, narrando num blog (trintaedois.com) sua redescoberta sexual. Os textos foram editados no livro “32 – Um Homem Para Cada Ano Que Passei Com Você”. Após a publicação, ela segue dando cursos autobiográficos, palestras e se comunicando com mulheres de todas as idades que passam pelo mesmo problema.

João Francisco Aranha

João Francisco Aranha

76 anos

Formado em ciências econômicas pela Universidade Mackenzie. É especialista em administração de transportes pela Faculdade de Engenharia Mauá. Ex-professor de ensino técnico e universitário. Aposentado, mas ainda trabalha com a filha em agência de turismo especializada em viagens enológicas. Faz cursos na área de cinema, redação e literatura.

João Gomes Antunes

João Gomes Antunes

67 anos

Casado, dois filhos. Formado em engenharia militar pelo CPOR/SP, técnico e bacharel em ciências contábeis. Atuou nas áreas de finanças, mercado de capitais, relações com investidores, jurídica e recursos humanos, desenvolvidas em organizações dos setores industrial, varejo, ensino, agrícola, financeiro e serviços. É um dos fundadores da ONG Abrace (www.associacoabrace.org.br) e do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). É sócio-proprietário e consultor na Millennium Gestão e Negócios Ltda.

Léa Dantas Cortes

Léa Dantas Cortes

62 anos

Formada em psicologia pela Universidade de Filosofia, Letras e Ciências de Santos. Trabalhou com recrutamento e seleção de executivos em diversas consultorias, como Furstenthal e Catho. Morou 8 anos em Barcelona (Espanha) e 3 em Colônia (Alemanha), onde dava aulas de português para estrangeiros. Trabalhou por 16 anos na área comercial da H. Stern. Hoje aposentada, atua como professora de português para estrangeiros.

Lygia Benvenuti

Lygia Benvenuti

68 anos

Profissional de educação em saúde, bem-estar e qualidade de vida. Tem formação em gestão em serviços de saúde (saúde coletiva), pós-graduação em saúde pública e especialização em gerontologia e educação para a sexualidade. Realiza palestras, conferências e debates voltados ao envelhecimento. Criou no Facebook a página Vital Idade, cujo objetivo é o estudo sobre o envelhecimento saudável, com propostas de atividades e conhecimento que promovam qualidade de vida às pessoas com 60+.

Maitê Ribeiro

Maitê Ribeiro

68 anos

Revisora de textos, poeta e escritora bissexta e em plena fase de resgate dos sonhos, como o de cursar jornalismo, abandonado na adolescência.

Malu de Alencar

Malu de Alencar

72 anos

Formação em história pela USP, propaganda e marketing pela ESPM e cinema pelo GRIFE. Sócia-fundadora do GRIFE, escola de cinema e produtora de filmes em Super 8mm. Implantou o departamento de produção de comerciais em video tape na TV Globo, TV Gazeta e Globotec. É produtora do longa Iracema, uma transa amazônica e do documentário Windhuk a 13a. viagem, sobre campos de concentração no estado de SP durante a II Guerra Mundial. Coordenou a implantação do Museu de História, Imagem e Som de Campos do Jordão. Viúva, mãe de 3 filhos, avó apaixonada. Uma aventureira da vida, continua fazendo projetos.

Marcia Maria Carvalho

Marcia Maria Carvalho

65 anos

Viúva e casada pela segunda vez, mãe de dois filhos e avó e quatro netos. Formada em música, trabalha na área há mais de 35 anos como vocalista e compositora em estúdios, shows e produções. Participa de vários projetos culturais e musicais, inclusive ministrando cursos e palestras sobre os sons e seus efeitos  no comportamento e saúde. Em 1993, em parceria com o jogador Pelé, compôs a canção tema da campanha Torcida da Paz, lançada em todo o mundo. Em 2000 idealizou um projeto voltado para terceira idade com o Grupo Menospausa e depois, na segunda fase em 2005, com o Grupo UvaPassa. Hoje trabalha com marketing digital, divulgando artistas nas redes sociais e alguns trabalhos voltados para meditação guiada, espiritualidade, mantras, Reiki e entrevistas.

Maria da Conceição Faustino

Maria da Conceição Faustino

61 anos

Cursou administração de empresas, sempre trabalhando no mercado financeiro. Seguiu carreira em uma instituição bancária, passando por vários cargos e atuando em várias regiões de São Paulo. Aposentou-se em 2003 e se reinventou: partiu para o segmento de beleza, que era seu maior sonho profissional e havia sido adiado. Atualmente divorciada, tem dois filhos.

Maria Eugênia S. Meireles

Maria Eugênia S. Meireles

61 anos

Formação em análise de sistemas, atuou em tecnologia de informação no segmento bancário. Aposentou-se em 2014 e em 2015 concluiu o curso de especialização em design instrucional. Pretende atuar em projetos educacionais, com ênfase em educação online voltada ao público maduro.

Maria Teresa P. Britto

Maria Teresa P. Britto

60 anos

Professora por formação. Curiosa, aprendiz, “arteira”e educadora por convicção. “Penso que sou confiável, justa e responsável. Sutilezas e inteligência me cativam demasiadamente. Essa bagagem, mais meu jeito viajante e acumulador de ser, já me levaram a lugares incríveis. Mas a maternidade foi, é e será sempre meu maior encantamento.”

Marilda Teixeira Goldfeder

Marilda Teixeira Goldfeder

68 anos

Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, família e casais. É mediadora de conflitos na promotoria criminal de Santana, exercendo essa função como voluntária há oito anos. Também atua como coach no divórcio colaborativo.

Matilde Vilar

Matilde Vilar

65 anos

Formada em economia e administração pela Universidade Mackenzie. Tem experiência profissional em instituições financeiras (City Bank), multinacionais (Dow Química), entre outras. Sua reinvenção se deu aos 61 anos e hoje atua como terapeuta acupunturista auricular, dedicando-se à prática de exercícios preventivos e restaurativos e a estudos na área de saúde e bem-estar.

Mena Aboud

Mena Aboud

83 anos

Casado há 62 anos, pai de quatro filhos e avô de sete netos. Graduado em economia na Faculdade São Luís, onde também foi professor. Atualmente aposentado, atuou na área industrial no segmento de móveis. Trabalhou também em alguns períodos em múltiplas indústrias.

Miriam Bertolino

Miriam Bertolino

62 anos

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com especialização em administração hospitalar, centro cirúrgico e licenciatura. Atuou na área hospitalar e como professora na Universidade Nove de Julho. Atualmente aposentada e em busca de novas experiências.

Neiva Varone

Neiva Varone

65 anos

Psicopedagoga e professora aposentada. Trabalhou durante 28 anos na Unicruz – Universidade de Cruz Alta, no interior do RS, com a disciplina  “Novas Tecnologias”. Mora em São Paulo há cerca de 12 anos. Faz teatro e sapateado e há dois anos trabalha com publicidade, como atriz e modelo fotográfico.

Regina Liem

Regina Liem

63 anos

Mãe de duas filhas. Graduada em engenharia operacional mecânica em projetos pela FATEC. Trabalhou com projetos mecânicos e foi coordenadora no método KUMON. Atuou por 16 anos como tesoureira de uma ONG que ajuda povos em sua dignidade e honra nos países pós-catástrofe. Atualmente aposentada, procura cuidar de seus pais e continua na administração do lar.

Regina Silveira

Regina Silveira

62 anos

Casada, mãe de dois filhos. Publicitária, trabalhou durante quase 40 anos na área de mídia em diversas agências de publicidade: AlmapBBDO, Talent, DM9DDB, Grey Wordwide, Agnelo Pacheco. Atualmente colabora como freelancer na Rinocom e participa de cursos para a terceira idade, como O Prazer da Leitura e Criação de Textos (FDSP-USP) e CriativaIdade (ESPM). Também estuda francês. Gosta de tudo que envolve arte, principalmente cinema e leitura. Ama o mar, a natureza, yoga e viajar.

Rosali Tanganelli

Rosali Tanganelli

74 anos

Graduada em psicologia pela Universidade Mogi das Cruzes, com especialização em psicoterapia infantil e adolescente de base analítica na PUC-SP. Atuou como psicóloga clínica e nos últimos cinco anos vem trabalhando como psicóloga judiciária na Vara da Infância e Juventude da Lapa, no Tribunal de Justiça de São Paulo.  Gosta de cinema, teatro, literatura e vem fazendo inúmeros cursos voltados para a terceira idade. Estuda francês e italiano.

Sandra Rodrigues

Sandra Rodrigues

69 anos

Bacharel em filosofia pela USP e instrutora de yoga com formação pela Escola de Yoga Carmen Perez. Aposentada após ampla atuação em diversas áreas, sendo a principal delas no mercado de comercialização e importação de livros e revistas. Atualmente presta serviços temporários para algumas empresas. Gosta de vida cultural, viagens, conversas com amigos e aprender, sempre.

Sergio Cahen

Sergio Cahen

68 anos

Formado em comunicação social pela Faculdade Anhembi-Morumbi. Tem experiência profissional adquirida na área de vendas, marketing, publicidade, promoção, incentivo, fidelização, eventos, brindes, presentes corporativos, marketing direto e relações públicas.

Silvia Della Gatta

Silvia Della Gatta

67 anos

Corretora de imóveis, atuando na região de Perdizes, onde foi criada e ainda reside. Mãe de três filhos e avó de Theo e Gael. Gosta de gente, mantém os amigos de infância, faz hidro e ginástica, curte o simples da vida. Casada pela segunda vez, passa os fins de semana em Bragança Paulista, onde reside seu esposo. É espírita.

Stella Maris Pereira

Stella Maris Pereira

63 anos

Graduada em comunicação social, atua como produtora cultural há 25 anos na elaboração e organização de projetos nas áreas de música, cultura tradicional, literatura, vídeo, cinema e meio ambiente. Foi repórter freelancer, passando pelo Jornal da Tarde e pelo caderno Mulher, da Folha de S.Paulo. Em TV, foi editora no Jornal da Band, na TV Capital de Brasília e na TV Brasil. Em rádio, na Cultura AM de São Paulo, atuou no programa Primeira Questão, dedicado à educação. Interessada em novos desafios, acredita na comunicação intergeracional como forma fundamental de troca e aprendizados.

Talita Giandoni Wolkoff

Talita Giandoni Wolkoff

73 anos

Professora, psicóloga e especialista em estimulação cognitiva. Mãe, avó e sempre em busca da felicidade.

Tania Veiga Hjertquist

Tania Veiga Hjertquist

63 anos

Formada em ciências biológicas e psicologia, com especialização em práticas multidisciplinares de atendimento ao idoso pela UNICAMP. Atuou em consultório clínico de atendimento a casais e adultos, além de aulas ministradas em psicologia do trabalho. Trabalhou também em empresas privadas como psicóloga organizacional. Traz como hábito diário “a hora do chá”   e foi proprietária por 11 anos de uma charmosa casa de chá em Ribeirão Preto, sua cidade natal. Atualmente aposentada. Faz parte do Grupo Trab60+. Gosta de viajar, ler e conversar.

Vera Bifulco

Vera Bifulco

65 anos

Psicóloga clínica e psicooncologista. Foi integrante da equipe multiprofissional de cuidados paliativos do Setor de Cuidados Paliativos da Disciplina de Clínica Médica da Unifesp-EPM (2002-2007) e coordenadora do Serviço de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos do Instituto Paulista de Cancerologia (2004-2018). É mestre em ciências pelo Centro Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Unifesp-EPM. Foi diretora da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (2008-2010). É organizadora e autora de diversos livros, entre eles Câncer: uma visão multiprofissional vol. 1 e 2 e  Cuidados Paliativos, Conversas Sobre a Vida e a Morte na Saúde. É coordenadora do grupo de apoio a cuidadores de Alzheimer do Hospital 9 de Julho.

Vera Lúcia Corrêa de Almeida

Vera Lúcia Corrêa de Almeida

61 anos

Casada, tem três filhos. Formada em comunicação visual pela Faap. Técnica em transações imobiliárias pelo EBRAE, com especialização em direito imobiliário pela FGV – EAD. Atuou nos segmentos de telemarketing, gráfico e imobiliário. Hoje trabalha como autônoma no mercado imobiliário, como sócia. É credenciada no Creci e habilitada pelo CNAI em avaliações imobiliárias. Hoje, com os filhos independentes e uma dinâmica de trabalho que permite gerenciar seus horários com mais liberdade, segue em busca de novos desafios.

Walter Pinheiro

Walter Pinheiro

61 anos

Formado em educação artística e em tecnologia das edificações, atuou no segmento de construção civil por mais de uma década. Influenciado pelo irmão jornalista, mudou de profissão e passou a trabalhar com o mercado editorial, a princípio no setor comercial, quando juntamente com o jornalista e escritor Marcelo Duarte lançou a Revista MedWeb, dirigida ao mercado de saúde. A partir daí trabalhou em diversas editoras especializadas em publicações científicas, desenvolvendo produtos editoriais voltados para o marketing farmacêutico. Letrista, escritor e poeta desde a adolescência criou recentemente o blog seowalti.blogspot.com, onde divulga seus trabalhos.

Primeira turma

Alexandre Albizzati

Alexandre Albizzati

69 anos

Coach, com especialização em psicopedagogia e em medicina comportamental.

Amelia Iaie Hatanaka

Amelia Iaie Hatanaka

65 anos

Formada em língua e literatura inglesa pela PUC-SP. Trabalhou como técnica de laboratório na Secretaria da Saúde SP, professora de inglês do ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Atuou também como coordenadora de operações no Banespa/Santander. Atualmente aposentada, seu objetivo com o curso é reaprender, reintegrar, inovar.

Anastácia Jean Kyrissoglou

Anastácia Jean Kyrissoglou

60 anos

Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Guarulhos. Já atuou como professora de desenho e pintura em escolas profissionalizantes e  ilustradora de livros pedagógicos e infantis. Dedica-se a pesquisa, desenvolvimento e ensino de técnicas de reaproveitamento de materiais fazendo a interface entre arte, design e meio ambiente. Hoje dá aulas particulares de desenho de observação e iniciação ao ecodesign.

Anna Luiza Fleury

Anna Luiza Fleury

73 anos

Mãe orgulhosa. Vó coruja. Secretária, professora. Atualmente presidente de uma entidade beneficente.

Conceição Aparecida Peres Munhoz

Conceição Aparecida Peres Munhoz

61 anos

Psicóloga e servidora pública aposentada, com experiência em setores da educação e da saúde pública e, também, em consultório. Mulher, mãe e avó apaixonada. Busca sempre aprender, evoluir e melhorar como ser humano e cidadã.

Douglas Grisolia

Douglas Grisolia

64 anos

Formação em economia. Aposentado, ainda atuando como representante comercial. Casado, uma filha casada, sem netos.

Elisabete Cese Carrieri

Elisabete Cese Carrieri

67 anos

Técnica em nutrição e dietética, com 25 anos de experiência em supervisão de restaurantes industriais. Hoje atua como consultora/auditora em higiene e manipulação de alimentos. É membro do Grupo de Estudos em Alimentação, com desenvolvimento de trabalho social.

Elizabeth Ohno Osaki

Elizabeth Ohno Osaki

60 anos

Graduada em quiropraxia na Universidade Anhembi Morumbi, atuou como terapeuta corporal na Clínica Luiza Sato durante sete anos. Atualmente, é professora voluntária de língua japonesa no Enkyo. Interessa- se em adquirir mais conhecimentos.

Iara Siqueira

Iara Siqueira

66 anos

Casada, mãe coruja e avó apaixonada. Tem formação em pedagogia e artes cênicas. Atuou como professora de artes na rede estadual de São Paulo. Participou de diversas peças e filmes, como atriz e diretora, entre eles “A despedida” e “A última primavera”.

 

Ilana Waingort Novinsky

Ilana Waingort Novinsky

68 anos

Formada em ciências sociais pela FFLCH-USP e pós-graduada em antropologia social pela Unicamp. É doutora em história social pela FFLCH-USP.  Atua como psicanalista e psicoterapeuta há mais de 30 anos, trabalhando com jovens, adultos e idosos. É curadora das páginas Mundo 60+ e Mais Velhos, Mais Sábios no Facebook, voltadas para informação, sabedoria e espiritualidade 60+.

 

Ilana Schonhaus

Ilana Schonhaus

67 anos

Trabalha na área de turismo, na agência de viagens Consultoria e Projetos de Viagens. Seus interesses incluem viajar, nadar, dançar, ouvir música, ler e estar com família e amigos. Quando completou 60 anos, presenteou-se com meio ano sabático, em que se mudou para o Canadá para estudar inglês – um sonho de juventude realizado. Tem facilidade em se comunicar e gostaria de mudar de área de atuação, por isso busca novas ideias e aprendizados.

Isabel Siqueira

Isabel Siqueira

60 anos

Tem experiência como telefonista, recepcionista, atendimento ao cliente, auxiliar de escritório, operadora de telemarketing. Atualmente desempregada, tem usado seu tempo para ler, ouvir música, assistir TV, fazer caminhadas, passear, cozinhar, cuidar da casa e curtir a vida.

Jucilda Maria Ipólito

Jucilda Maria Ipólito

62 anos

Graduada em estudos sociais pela Faculdade Capital e em direito pela Universidade de Mogi das Cruzes. Tem formação teatral com o ator e diretor Luiz Baccelli e faz parte do Grupo de Teatro da Terceira Idade Nova Vida, com a atriz e diretora Iara LourSi. Participou do longa “Um Vôo para a Liberdade”, do Projeto Cinema na zona leste.

Lilian Shibata

Lilian Shibata

67 anos

Sócia fundadora da AQAL Consultoria. Mestre em psicologia sistêmica pela PUC-SP. Atua em empresas familiares na facilitação de conversas societárias e na construção e implementação de processos para um efetivo funcionamento dos fóruns de governança. Atual vice-presidente do Instituto Integral Brasil, cujo propósito é a ampliação de consciência nos âmbitos da gestão, negócios e saúde.

Luiz Lindozo de Siqueira

Luiz Lindozo de Siqueira

75 anos

Casado, pai, avô. Serviu 30 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Cursou até o terceiro ano de letras na Faculdade Capital. Participa do Grupo de Teatro da Terceira Idade Nova Vida, com direção de Iara LourSi. Participa do Coral Rouxinóis da Terceira Idade. Participou da peça “Paixão de Cristo” em Carapicuíba, como ator e narrador.

Marcelo Mello Franco

Marcelo Mello Franco

60 anos

Casado, 2 filhos, gerente de vendas, iogue e ciclista.

Maria da Felicidade Soares

Maria da Felicidade Soares

67 anos

Viúva, uma filha, quatro netos. Jornalista formada pela Cásper Líbero, passou pelo Jornal Sertanejo e pelas revistas Quinta
Roda e Business Travel. Atuou também como jornalista responsável e assessora de imprensa do Iate Clube de Santos.

Maria do Carmo Esteves da Cunha

Maria do Carmo Esteves da Cunha

67 anos

Socióloga com pós-graduação em Recursos Humanos (FECAP). Atuou como gestora na área de RH e departamento pessoal em hospitais e empresas de prestação de serviços. Aposentada, preparada para aprender, enfrentar novos desafios e superar os próprios limites. Empreendedora de Internet marketing, gosta de viajar, teatro, conhecer e interagir com pessoas.

Maria Ilda Pedroso

Maria Ilda Pedroso

63 anos

Tem ensino médio completo. Já atuou como controladora de acesso e câmera CFTV e como técnica em imobilização ortopédica. Tem experiência em atendimento ao cliente e responsabilidades administrativas. Participante do curso Profissão Repórter 60+ para adquirir mais conhecimentos sobre rede sociais e para interagir com outras pessoas.

Marie Claire Eshkenazy

Marie Claire Eshkenazy

79 anos

Trabalha como voluntária numa clinica com terapia ocupacional para pessoas idosas  com  dificuldades mentais. É contadora de crônicas e histórias musicadas de autoria própria, que apresenta em instituições de longa permanência e residenciais para proporcionar lazer para pessoas idosas. Estuda violão clássico e popular e canto. Frequenta o Profissão Repórter 60+ para se reciclar, melhorar a expressão escrita e verbal  e ser útil.

Mauricio Lemos

Mauricio Lemos

85 anos

Formação em engenharia mecânica. Em vendas técnicas, gerenciou equipes e a implantação de novos produtos. Tem experiência em treinamento de vendas, negociação e material de propaganda. Atuou em concorrências, órgãos governamentais e entidades de classe. Aposentado, participa do movimento LAB 60+, de congressos sobre longevidade e dos programas Gerosaúde, do HC-USP e do NUSE, da Unifesp.

Mihoko Kanai

Mihoko Kanai

74 anos

Secretária aposentada na ativa, atualmente prestando serviços de secretária na empresa Gagliardi e Capalbo Sociedade de Advogados. Trabalha desde os 14 anos, tendo passado por várias empresas multinacionais nos departamentos administrativo,  financeiro e jurídico.

Myrian Becker

Myrian Becker

64 anos

Casada, três filhos, três netos. Advogada formada pela PUC-SP, atuou na área cível da Justiça Federal e continua advogando. Trabalha também como modelo fotográfico para catálogos de moda 60+. Gosta de dirigir, ler e estar entre amigos. Aprecia boa comida e viagens.

Norma Rangel

Norma Rangel

63 anos

Profissional com sólida experiência na área comercial no segmento de papelaria, presentes e brinquedos. Habilitada para atuação com projetos públicos e privados para geração de renda pela SEDS-SP. Atualmente trabalha como comercial na empresa AFRE. Está também à frente da loja virtual Aromas e Sensações/Cheiro de Criança e é idealizadora do projeto Novo D+ Para Ser Velho, dedicado ao envelhecimento de qualidade.

Roberci Fonseca da Silva

Roberci Fonseca da Silva

62 anos

Divorciado, pai de um casal de filhos adultos. Graduado em economia, já trabalhou como bancário do bancos do Estado de São Paulo e Itaú e escrevente do Judiciário. Até pouco tempo atuava como vendedor autônomo de produtos alimentícios. Atualmente participa do grupo Trabalho 60+, que propõe através da união de seniores, a busca de negócios ou trabalho remunerado.

Rosangela Marcondes

Rosangela Marcondes

63 anos

Avó apaixonada pelas duas filhas e três netos. Eterna aprendiz, curiosa, feliz, blogueira e IT AVÓ. Acredita que um olhar criativo e afetivo conecta pessoas e promove reinvenção.

Ruth Joffe Spiewak

Ruth Joffe Spiewak

76 anos

Casada, quatro filhos, seis netos. Graduada em psicopedagogia e em letras orientais – área de educação, história e geografia. Trabalhou como professora por quase 50 anos em todos os níveis de ensino. Ama viajar, ler e pesquisar.

Sandra Regina Ferrero

Sandra Regina Ferrero

61 anos

Casada há 40 anos, mãe de quatro filhos. Trabalhou em organizacional, eventos e foi proprietária de loja. Interessada em ONGs e artes em geral. Um de seus grandes prazeres é conhecer e conversar com pessoas.

Silvia Sponda Triboni

Silvia Sponda Triboni

60 anos

Administradora e advogada, com atuação no Judiciário Federal em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Divorciada, mãe de dois filhos. Depois de completar 40 anos, resgatou o sonho de infância de explorar o mundo. O efeito positivo das viagens sobre sua vida emocional a inspiraram a criar o projeto Across Seven Seas, que se propõe a mostrar ao público 50+ os benefícios que as viagens proporcionam ao desenvolvimento da qualidade de vida.

Sonia Okita Buschinelli

Sonia Okita Buschinelli

64 anos

Formada em farmácia e bioquímica pela USP, com especialização em fármacos e medicamentos pela USP e farmácia hospitalar pela FGV pelo Instituto Racine. Atuou em laboratórios farmacêuticos de multinacionais, além do laboratório de pesquisa do Instituto Adolfo Lutz e do laboratório de análises clínicas da Prefeitura de SP. Atualmente aposentada, cursa inglês com foco em tradução. Gosta de viajar, estudar e tudo o que incremente o conhecimento.

Valmir Ferron Fratéia

Valmir Ferron Fratéia

60 anos

Engenheiro civil, casado e tem um filho. Sua carreira foi desenvolvida na área de Contratos, com experiência nas áreas técnica, produção, administração e comercial, atuando no gerenciamento de contratos de obras públicas e privadas de médio e grande porte. Tem especialização e participação em obras de infraestrutura, destacando–se o Aeroporto de Guarulhos, grandes consórcios e concessionárias de Rodovias, como a CCR e a Rodovia das Colinas.

Vera Lucia Marques

Vera Lucia Marques

65 anos

Graduada em ciências econômicas, atualmente aposentada. Atuou por mais de 30 anos em segmentos de papel e celulose, artes gráficas, embalagens e ONG. Trabalhou como repórter nas revistas Inforflexo e Embanews. Tem experiência com organização de eventos, elaboração de roteiros de cerimonial, apresentações e gravações de voz para vídeos institucionais e premiações.

Vilma Lúcia Couto Albizzati

Vilma Lúcia Couto Albizzati

69 anos

Professora universitária aposentada, com especialização em medicina comportamental. Mestre em Psicopedagogia.